History
Icon-add-to-playlist Icon-download Icon-drawer-up
Share this ... ×
...
By ...
Embed:
Embedded player size:
Embedded player preview:
300x300_2422276
itunes pic
Icon-play-large
MANIFESTAÇÃO EM SÃO PAULO - AV. PAULISTA EM SETEMBRO
Time-length-icon 0m 0s
Icon-like
Publish-date-icon December 8, 2009
Icon-add-to-playlist Add to Playlist

Subscribe-itunes-badge
EPISODE DESCRIPTION

MOBLIZACAO CLIMATICA E VEGAN CONTOU COM VOLUNTARIOS E ATIVISTAS DO MOVIMENTO AQUECIMENTO GLOBA I CARE-EU ME IMPORTO E VEGETARIANOS-ATIVEG
O CONSUMO DE CARNE E O DESMATAMENTO DA AMAZONIA ESTÃO INTERLIGADOS. PRECISAMOS CONSCIENTIZAR AS PESSOAS JÁ!

As florestas Tropicais cobrem hoje apenas 6% da superficie terrestre mas já ocuparam 12%

O BRASIL POSSUI 40% DAS FLORESTAS TROPICAIS RESTANTES NO PLANETA.
É O PAÍS MAIS IMPORTANTE EM TERMOS DE DIVERSIDADE ECOLÓGICA ABRIGANDO EM SEU TERRITÓRIO, PELO O MENOS UM TERÇO DAS ESPÉCIES DO PLANETA ....

AO MESMO TEMPO, INFELIZMENTE, É O CAMPEÃO MUNDIAL DE AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE .

A MATA ATLÂNTICA E A FLORESTA AMAZÔNICA ,VEM SOFRENDO CRESCENTE PROCESSO DE DESTRUIÇÃO INDISCRIMINADA PELAS COLETAS DE MADEIRA E EXPANSÃO DAS ATIVIDADES AGRO-PECUÁRIAS E URBANAS .


E AINDA POR CIMA ...


DE ACORDO COM A ONU , A PECUÁRIA É RESPONSÁVEL PELA EMISSÃO DE 18% DOS GASES CAUSADORES DO AQUECIMENTO GLOBAL, SENDO O MAIOR RESPONSÁVEL , À FRENTE DE TODOS OS MEIOS DE TRANSPORTES JUNTOS.

MAIS DE 3 MIL HECTARES POR ANO SÃO DESMATADOS PARA CRIAÇÃO DE GADO E AS QUEIMADAS DO BRASIL COLOCARAM-NO

ENTRE OS 5 MAIORES POLUIDORES DO PLANETA!
A Terra recebe uma quantidade de radiação solar que, em sua maior parte (91%), é absorvida pela atmosfera terrestre, sendo o restante (9%) refletido para o espaço. Mas a concentração de gás carbônico na atmosfera , oriunda da queima de combustíveis fósseis, dificulta ou diminui o percentual de radiação que a Terra deve refletir para o espaço, o que provoca o aumento da temperatura média da superfície terrestre.
Conseqüências futuras: mudanças climáticas , aumento do nível do mar, inundações de áreas litorâneas e desertificação de algumas regiões.

DIMINUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
A camada de ozônio é uma película existente na atmosfera que filtra os raios ultravioletas, protegendo o planeta contra suas irradiações.
A exposição à radiação ultravioleta pode afetar gravemente os sistemas imunológicos, causar cataratas e aumentar a incidência de câncer de pele nos seres humanos.
A diminuição da camada de ozônio ocorre devido ao aumento da concentração dos gases CFC (cloro-flúorcarbono) presentes no aerossol, em fluidos de refrigeração, como o gás de geladeira, por exemplo, e nos solventes.

CHUVAS ÁCIDAS
São precipitações na forma de água e neblina que contêm ácido nítrico e sulfúrico.
Decorrem da queima de enormes quantidades de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, utilizados para a produção de energia nas refinarias e usinas termoelétricas, e também pelos veículos. Esse processo de queima lança na atmosfera, compostos de enxofre e óxido de nitrogênio, que sofrem reações químicas e se transformam em ácido nítrico e sulfúrico.
Estima-se que as chuvas ácidas contribuam para a morte de florestas e lagos.

PERDA DA BIODIVERSIDADE
Está ligada ao intenso desmatamento de florestas, principalmente nos países do hemisfério sul, onde se situam as florestas tropicais.Sem as florestas, a poluição produzida pelos carros, indústrias e queimadas, fica livre e disponível na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e aumentando ainda
mais o efeito estufa.

RESÍDUOS SÓLIDOS E DEJETOS INDUSTRIAIS
Atualmente, há uma grande preocupação com o volume e a longevidade dos produtos tóxicos, e com a exportação de dejetos dos países desenvolvidos para países subdesenvolvidos.
No Terceiro Mundo, contudo, a falta de saneamento básico pode ser o principal problema ambiental, provocando diversas doenças infecto-contagiosas e uma grande mortalidade infantil. O resultado é um cenário de pobreza e degradação sócio-ambiental, responsável por níveis muito baixos de qualidade de vida para a maior parte da população desses países.

Fonte: Livro é Sociedades Sustentáveis - Cenário Mundial, de Maria Elisa Marcondes Helene e Marcelo Briza Bicudo

PORQUE A REUNIÃO DE COPENHAGUE É IMPORTANTE?

De 7 a 18 de dezembro de 2009, lideranças de todo o planeta estarão reunidas em Copenhague para firmar acordos mundiais sobre a grave ameaça das mudanças climáticas. É inquestionável que este problema já está em curso, com efeitos dramáticos e potencialmente catastróficos para todos nós. Ainda é tempo de evitar o pior, mas é preciso agir imediatamente! A transição para uma economia de baixo carbono pode trazer grandes benefícios, mas isso depende de como agirmos agora.

O Brasil tem papel fundamental nessa luta, já que é um líder nas negociações internacionais, mas também um dos maiores emissores mundiais de gases do efeito estufa.

Mas sua postura ainda é tímida quando se trata de assumir decisões firmes e ousadas para sanar o problema. Falha também ao não dar o exemplo, colocando em prática no país, todo o discurso que apresenta no exterior.

Reivindicamos que - além de implementar as necessárias políticas nacionais - as autoridades brasileiras assumam JÁ o compromisso de defender ativamente no plano internacional o avanço para um acordo climático global que possa, no mínimo: -Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2oC em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa. -Reduzir as emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990. -Estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis para redução substancial das emissões de países em desenvolvimento emergentes e em rápido crescimento econômico, viabilizados por medidas apropriadas a cada país. -Apresentar medidas concretas de mecanismos e compromissos de aportes financeiros para apoiar países em desenvolvimento na estabilização e posterior redução de emissões, e na sua adaptação às mudanças climáticas. -Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis a curto prazo. -Promover a sustentabilidade e dignidade do desenvolvimento humano e a integridade dos processos ecológicos, mediante a transformação da economia e o fortalecimento da democracia.


NÓS , QUEREMOS que você se engaje nesta luta ,
uma da mais nobres da atualidade :

AFINAL TRATA-SE DE NOSSA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA!!

Texto e Colaboração de Gilmara Lourdes
PARA O MOVIMENTO AQUECIMENTO GLOBAL- I CARE- EU ME IMPORTO!

COMMENTS
You must be logged in to post a comment.
Help | Terms | Privacy | Partners | PRO Support
© 2015 PodOmatic, Inc.